domingo, 14 de setembro de 2008

Histórico

No início de 1971 o CTG Sinuelo do Pago, de Uruguaiana, vivia momentos de euforia devido ao sucesso da II Festa da Lã. Mas seu patrão Colmar Pereira Duarte estava insatifesto. Sua música "Abichornado" foi classificada no festival da Rádio São Miguel, na categoria música gaúcha e não popular como acreditava ser Colmar. A partir disso começou a pensar a necessidade de organizar um evento que valorizase a música do Estado.

Colmar Pereira Duarte, o idealizador, sugeriu o nome do festival, Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, e de Calhandra de Ouro, para símbolo do evento.

Henrique de Freitas LIma, o realizador e 1º presidente. E paixão Côrtes, o principal incentivador e divulgador na capital.

Por que Califórnia?

Palavra de origem controvertida, pode significar conjunto de coisas belas, fortuna, fonte de riqueza, e até caverna profunda. Nos Estados Unidos é designado como corrida do ouro. No RS, como corrida de cavalos em que tomam parte mais de dois animais.

Por que Calhandra de Ouro?

Criado pelo escultor, Paulo Ruschel é o prêmio concedido ao vencedor. Calhandra é uma ave do pampa - pássaro útil e de belo canto, amigo do gaúcho e íntimo das casas de estância e dos fogões. É o símbolo da liberdade, da elegância e da humildade.

Fonte: Autor Desconhecido

Nenhum comentário: